Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2011 - 22h30

Ex-premiê Villepin lança candidatura à presidência francesa

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PARIS

Dominique de Villepin, ex-primeiro-ministro e ex-chanceler francês, anunciou neste domingo que decidiu "ser candidato à eleição presidencial de 2012" na França.

"Quero defender um ideal da França (...) Tenho uma convicção: 2012 será o ano da verdade, da coragem e da vontade", declarou à rede de televisão TF1 Villepin, fundador do movimento RS (República Solidária).

Dominique de Villepin, de 58 anos, foi secretário-geral do Palácio do Eliseu (1995-2002) durante a presidência de Jacques Chirac.

Como ministro das Relações Exteriores, Villepin teve seu momento de glória em fevereiro de 2003 ao levar à ONU o "não" da França à guerra no Iraque.

Rival de Sarkozy desde que ambos integravam o gabinete do ex-presidente Jacques Chirac (1995-2007), os dois levaram seu confronto para a Justiça no caso Clearstream, uma vasta manipulação política que eclodiu em 2006 e que, supostamente, estava destinada a desestabilizar os planos presidenciais em 2007 do atual chefe de Estado.

Clearstream era o nome de uma sociedade financeira luxemburguesa na qual surgiram contas bancários falsas. Entre eles estava, além de outras personalidades, Sarkozy com seus nomes "Stephane Bocsa" e "Paul de Nagy", para levar a crer que estes participavam de tramas de corrupção.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página