Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2011 - 09h42

Membros da Al Qaeda fogem de prisão no sul do Iêmen

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos 14 prisioneiros, incluindo membros da rede terrorista Al Qaeda, fugiram nesta segunda-feira de uma prisão da cidade de Áden, no sul do Iêmen, afirmaram autoridades do setor de segurança citadas pela agência de notícias Reuters e pela emissora britânica de TV BBC.

Doze militantes da Al Qaeda e dois outros prisioneiros conseguiram escapar por um túnel de seis metros cavado a partir do quintal da penitenciária que passava por baixo dos muros. Os fugitivos eram julgados por assalto a banco e assassinatos de agentes de segurança.

Militantes islamistas vêm tomando nos últimos meses o controle de grandes áreas no sul do Iêmen.

Em junho, membros da Al Qaeda invadiram a prisão central da cidade de Mukalla, libertando dezenas de prisioneiros. As forças de segurança informaram na época que 62 detentos escaparam por um túnel cavado sob a prisão.

As forças armadas do Iêmen vêm enfrentando combatentes da Al Qaeda em diferentes partes do país. Em maio deste ano, a rede terrorista estendeu a sua influência ao sul, onde a cidade de Zinjibar foi tomada por centenas de combatentes islamitas.

Somam-se à presença da Al Qaeda os protestos realizados contra o regime do ditador Ali Abdullah Saleh desde o começo do ano, o que deixa o Iêmen em uma situação política ainda mais delicada.

Os combates mais intensos entre o exército e militantes terrorista se dão na cidade de Zinjibar, a capital da província de Abyan, boa parte sob controle da rede extremista. A ONU estima que cerca de 45 mil pessoas foram deslocadas por conta dos confrontos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página