Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2011 - 11h49

Palestinos criticam fechamento de acesso à Esplanada das Mesquitas

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM GAZA

O fechamento da rampa de acesso à Esplanada das Mesquitas de Jerusalém é uma "declaração de guerra contra os lugares santos muçulmanos", afirmou nesta segunda-feira o movimento islamita palestino Hamas, que governa a faixa de Gaza.

A ANP (Autoridade Nacional Palestina) condenou uma "escalada israelense" que "mina os esforços internacionais" que tentam "ressuscitar o processo de paz".

"Esta medida traduz o plano israelense de agressão contra a mesquita Al-Aqsa. Este ato regressivo representa uma declaração de guerra religiosa contra os lugares santos muçulmanos de Jerusalém", disse Fawzi Barhum, um porta-voz do Hamas.

"Condenamos e rejeitamos esta escalada israelense", disse Nabil Abu Rudeina, porta-voz do presidente da ANP, Mahmoud Abbas.

A rampa de acesso à Esplanada das Mesquitas de Jerusalém, utilizada para chegar ao local pelos muçulmanos, foi fechada por ordem do município israelense invocando motivos de "segurança dos visitantes", anunciou nesta segunda-feira a polícia israelense.

No dia 8 de dezembro, o município anunciou que havia ordenado o fechamento, correndo o risco de provocar protestos no mundo árabe e muçulmano, muito sensível a qualquer eventual ação contra a Esplanada das Mesquitas, em particular a Jordânia, encarregada de sua custódia.

Esta rampa de madeira conduz da esplanada do Muro das Lamentações, o principal local de peregrinação dos judeus, à Esplanada das Mesquitas, o terceiro local santo do Islã.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página