Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2011 - 07h31

Iraque adia até abril fechamento de campo de refugiados iranianos

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BAGDÁ

O Iraque decidiu atrasar até abril o fechamento do campo de Achraf, que abriga cerca de 3.300 refugiados iranianos, anunciou na quarta-feira o primeiro-ministro iraquiano, Nuri Maliki. O fim do acampamento estava inicialmente previsto para 31 de dezembro.

"O secretário-geral da ONU sugeriu ao governo iraquiano que atrasasse [o fechamento do campo] e aceitamos", disse Maliki em uma coletiva de imprensa, apesar de ter afirmado recentemente que a decisão de fechar o campo no dia 31 de dezembro era "irreversível".

Há várias semanas, as Nações Unidas e as autoridades iraquianas negociavam para encontrar uma saída pacífica para a crise.

O departamento de Estado americano comemorou a decisão.

"Estamos satisfeitos de ver que o governo iraquiano dará um pouco mais de tempo e que cooperam particularmente bem no âmbito do processo da ONU", declarou em Washington a porta-voz da diplomacia americana, Victoria Nuland.

O campo de Achraf, no norte de Bagdá, é controlado pela OMPI (Organização de Mujahedins do Povo Iraniano), principal integrante do CNRI (Conselho Nacional da Resistência Iraniana).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página