Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2011 - 07h59

Pesquisa aponta Obama e Hillary como os mais admirados nos EUA

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a secretária de Estado, Hillary Clinton, são o homem e a mulher mais admirados pelos americanos, segundo uma pesquisa publicada na terça-feira pelo Instituto Gallup e pelo jornal local "USA Today".

Com 17% do respaldo popular, Obama lidera pelo quarto ano consecutivo a enquete, cuja primeira posição arrebatou em 2008 de seu antecessor na Casa Branca, George W. Bush.

Por sua vez, Hillary completa uma década como a "mulher mais admirada" em seu país, título que recebeu pela primeira vez em 2001, e que mantém neste ano também com 17% de apoio. No total, a ex-primeira-dama apareceu na lista anual em 16 ocasiões.

Os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton sucedem Obama na lista dos dez homens mais respeitados com 3% e 2% do respaldo dos americanos, respectivamente.

Em seguida aparecem o reverendo Bill Graham, os magnatas Warren Buffett e Donald Trump, o pré-candidato republicano à Presidência, Newt Gingrich, o papa Bento 16, Bill Gates e o presidente da igreja mórmon, Thomas S. Monson.

A versão feminina da lista é completada pela apresentadora e atriz Oprah Winfrey, que alcançou um respaldo de 7%, seguida da primeira-dama Michelle Obama, que ganhou uma posição em relação ao ano passado com 5% de apoio.

A quarta mulher mais respeitada é a ex-governadora do Alasca, Sarah Palin, seguida pela ex-chefe da diplomacia americana, Condoleezza Rice, da ex-primeira-dama Laura Bush, da apresentadora Ellen Degeneres e da congressista republicana Michele Bachmann.

A pesquisa, realizada anualmente desde 1946, foi feita por telefone entre os dias 15 e 18 de dezembro, com um grupo de 1.019 adultos americanos e com uma margem de erro de quatro pontos percentuais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página