Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2011 - 11h35

Militares mexicanos de elite são treinados na Colômbia

Publicidade

DA ANSA, EM CIDADE DO MÉXICO

Militares mexicanos de elite estão sendo treinados na Colômbia, onde aprendem técnicas de combate da chamada "guerra irregular", caracterizada por disfarces e esconderijos em montanhas, informou a imprensa local.

Segundo informações do site mexicano Milenio, os soldados estão sendo treinados no novo Centro de Operações da Polícia colombiana, que foi construído com ajuda do Plano Colômbia --um programa norte-americano que ajuda a financiar o combate ao crime organizado e ao narcotráfico na nação sul-americana.

A instituição colombiana seria, aponta a publicação, uma nova versão da Escola das Américas, uma academia norte-americana que ministra cursos de combate ao narcotráfico a militares do continente.

O periódico publicou que os comandos especiais formados na Colômbia são treinados para "ser eficientes, atemorizantes, anônimos", e que eles têm de atacar de uma só vez "no lugar certo, onde foram ordenados" e desaparecerem "tão rápido quanto chegaram" após concluírem seus objetivos.

Desde que assumiu a Presidência do México, há cinco anos, Felipe Calderón, deu início à chamada "guerra ao narcotráfico". Os números oficiais apontam que 50 mil pessoas já foram mortas desde então no país, mas organizações não governamentais calculam que este número possa chegar a 100 mil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página