Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2012 - 05h05

Imperador Akihito e sua família lembram afetados pelo terremoto

Publicidade

DA EFE

O imperador japonês Akihito e toda sua família desejaram nesta segunda-feira, na tradicional saudação a partir da sacada do Palácio Imperial, que o ano de 2012 seja melhor que o passado, e lembrou os afetados pelo terremoto que assolou o nordeste do país no dia 11 de março.

"Espero que, embora seja em pequena medida, este seja um ano melhor para todos com a reconstrução das áreas afetadas pelo desastre, que deixou cerca de 20 mil mortos e desaparecidos", assegurou o imperador em declarações recolhidas pela agência local Kyodo.

Também estavam presentes a imperatriz Michiko, o príncipe herdeiro Naruhito, assim como o príncipe Akishino e sua esposa a princesa Kiko.

A princesa Mako, filha de Akishino e Kiko, também participou pela primeira vez na saudação oficial da sacada após completar 20 anos e se transformar em um membro adulto da família imperial japonesa, acrescentou Kyodo.

Paula Giolito/Folhapress
Multidão saúda a família imperial japonesa durante tradicional saudação de Ano-Novo no Palácio Imperial
Multidão saúda a família imperial japonesa durante tradicional saudação de Ano-Novo no Palácio Imperial

A princesa Masako, esposa do herdeiro ao Trono do Japão e conhecida como "a princesa triste", não estava entre a família por estar se recuperando de uma doença --que alguns atribuem à rigidez do protocolo da Casa Imperial-- além do príncipe Masahito Hitachi, irmão mais novo do imperador, que estava resfriado.

Akihito, 78, sairá da sacada imperial cinco vezes para saudar milhares de japoneses que tradicionalmente vão neste dia ao Palácio, situado no coração de Tóquio, para acompanhar a família real japonesa.

Esta reunião do ano novo e o aniversário de Akihito, em 23 de dezembro, são as duas únicas ocasiões do ano em que os jardins do Palácio Imperial são abertos ao público.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página