Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2012 - 18h29

França rejeita novas medidas de austeridade após rebaixamento

Publicidade

DA REUTERS, EM BERLIM

A França não vê necessidade de lançar novas medidas de austeridade, após perder sua classificação máxima AAA da agência de classificação de risco Standard and Poor's, informou o ministro das Finanças do país, François Baroin, a um jornal alemão.

"Estamos confiantes de que as medidas já tomadas serão suficientes para atingir as metas para a redução do déficit público em 2012", disse Baroin ao "Frankfurter Allgemeine Zeitung".

"Assim, não haverá novas medidas para a consolidação orçamentária", disse ele, acrescentando que Paris vai se concentrar em reformas estruturais para melhorar a competitividade, incluindo a redução de custos trabalhistas.

A S&P rebaixou a classificação de crédito de nove países da zona do euro na sexta-feira. França e a Áustria perderam seus cobiçados status AAA.

Baroin também disse ao jornal que os rebaixamentos não impediriam a Europa de acelerar o lançamento de seu fundo de resgate permanente, o MES (Mecanismo Europeu de Estabilidade), este ano.

"Essa aceleração é possível, sem alterar substancialmente o equilíbrio financeiro da França", disse ele, acrescentando estar confiante de que o atual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira vai operar sem restrições devido aos rebaixamentos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página