Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2012 - 15h44

Líder da Al Qaeda e mais 4 morrem em atos de violência no Iraque

Publicidade

DA EFE

Ao menos cinco pessoas morreram, entre elas um dirigente da rede terrorista Al Qaeda, e um policial ficou ferido em novos atos de violência cometidos neste sábado no Iraque, informou uma fonte do Ministério do Interior do país.

A fonte afirmou que agentes da polícia mataram o líder da Al Qaeda na cidade de Mossul --390 km ao norte de Bagdá--, identificado como Majid Hassan Ali.

Ali, que era considerado pela organização terrorista como seu "governador" na cidade, caiu em uma operação na qual também foram detidos 19 de seus seguidores.

A fonte informou ainda que um homem armado assaltou a casa de um policial na região de Al Huaya, situada 70 km ao oeste de Kirkuk, o que causou a morte de um civil e ferimentos graves ao oficial.

Na mesma província, um pastor morreu na explosão de uma mina na comarca de Chúan, 250 km ao norte de Kirkuk.

Além disso, a fonte destacou que um membro das milícias sunitas pró-governo do Conselho de Salvação, ou "Al Sahwa" (O Despertar), morreu após a explosão de uma bomba em um posto de controle estabelecido pelos milicianos na região de Beji, 200 quilômetros ao norte de Bagdá.

Na localidade de Abu Ghraib, 25 quilômetros ao oeste da capital, morreu um civil na explosão de uma bomba em seu veículo.

Junto à crise de segurança que vive Iraque e que se exacerbou após a retirada das tropas americanas, em dezembro passado, o país vive uma profunda crise política depois da recente emissão de uma ordem de detenção contra o vice-presidente sunita, Tareq al Hashemi, por supostos delitos de terrorismo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página