Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2012 - 08h36

Atentado deixa ao menos 28 mortos em zona xiita de Bagdá

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A explosão de um carro-bomba nesta sexta-feira deixou ao menos 28 pessoas mortas e dezenas de feridas em um distrito predominantemente xiita na capital iraquiana, Bagdá.

Segundo relatos, o atentado ocorreu perto de um funeral, momentos depois de os parentes de três pessoas que seriam serem enterradas terem retirado os corpos no hospital na região de Zafaraniya. Cerca de 150 participavam da procissão.

De acordo com a agência de notícias France Presse, uma das três pessoas era um agente estatal morto com sua mulher e seu filho um dia antes durante um tiroteio na região de Yarmuk.

Um funcionário do Ministério do Interior citado pela emissora britânica de TV BBC afirmou que um homem acionou pela manhã os explosivos de dentro do veículo e também morreu.

As forças de segurança isolaram a área pelo temor de novos ataques e transferiam os feridos a um hospital próximo.

Os atentados no Iraque vêm aumentando desde que os Estados Unidos retiraram suas tropas do país em dezembro de 2011, encerrando um período de quase dez anos de intervenção militar no país. Centenas de soldados americanos permaneceram para ajudar na transição da segurança.

Saad Shalash/Reuters
Morador observa estragos causados por ataque a bomba dentro de cafeteria em Bagdá
Morador observa estragos causados por ataque a bomba dentro de cafeteria em Bagdá

Autoridades iraquianas culpam insurgentes muçulmanos sunitas de mirar xiitas em uma tentativa de provocar o mesmo tipo de tensão sectária que levou o Iraque à beira de uma guerra civil nos anos de 2006 e 2007, quando a violência matou milhares de pessoas.

Na quinta-feira, ao menos 30 pessoas morreram em atentados a bomba.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página