Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2012 - 09h47

Ciclone ganha força perto de áreas de mineração na Austrália

Publicidade

DA REUTERS, EM SYDNEY

Após ganhar força, o ciclone tropical Iggy se tornou uma tempestade categoria 2 e se movia rumo à costa noroeste da Austrália nesta sexta-feira, ameaçando a rica região de mineração.

Com a ameaça, foi suspensa a produção de mais de 164 mil barris por dia de petróleo em plataformas marítimas.

O ciclone Iggy estava a aproximadamente 600 km a noroeste da localidade de Exmouth, afirmou o Escritório de Meteorologia da Austrália, nesta sexta-feira.

Espera-se que a tempestade atinja a categoria 3 até sábado, afirmou o escritório de meteorologia, em um comunicado no site oficial.

A categoria 2 é a segunda mais baixa de um total de cinco classificações, que denota ciclones com rajadas de ventos destrutivos de 130 km/h em seu centro.

A tempestade está se movendo lentamente em direção à costa de Pilbara e suas grandes instalações de transporte de carregamentos de minérios.

"Nas próximas 72 horas o ciclone tropical Iggy irá se intensificar constantemente, enquanto se movimenta para o sentido sudeste em direção a costa ocidental de Pilbara", afirmou. "Haverá fortes, chuva pesada e ondas anormalmente grandes próximos à Ilha Christmas e às costas de Kimberley e Pilbara."

Algumas empresas, incluindo a Rio Tinto e BHP Billiton, têm grandes operações de mineração na região de Pilbara.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página