Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2012 - 05h01

Kuwaitianos vão às urnas para renovar Assembleia Nacional

Publicidade

DA EFE

Mais de 400 mil kuwaitianos vão nesta quinta-feira às urnas em 543 colégios eleitorais, com separação por sexo, para escolher os 50 membros da Assembleia Nacional.

Os analistas preveem o crescimento do número de deputados que, embora concorram como independentes --não há partidos políticos--, depois formam blocos de tendência islamita variada, liberal, nacionalista ou popular.

No total, 280 candidatos --incluindo 23 mulheres-- lutam por uma cadeira na Assembleia Nacional, onde o emir, o xeque Sabah Al-Ahmed Al-Sabah, convoca outros 15 não eleitos como membros do gabinete, cujo primeiro-ministro ele tem o poder de nomear.

Os analistas políticos na região anteveem o avanço da oposição, que reivindica reformas políticas e constitucionais no emirado.

Neste sentido, a votação de hoje mostrará qual será o alcance dos protestos populares que levaram à dissolução da Câmara pelo emir após a ocupação do Parlamento.

Das 8h às 20h (3h às 15h de Brasília), os colégios eleitorais permanecerão abertos no país, que tem 3,6 milhões de habitantes, sendo que apenas 1,2 milhão são kuwaitianos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página