Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2012 - 16h33

Vencemos uma disputa aberta e limpa, diz Putin

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Atualizado às 17h05.

O premiê russo, Vladimir Putin, declarou vitória do pleito presidencial diante da apuração parcial que o coloca na frente com mais de 60% dos votos. O processo eleitoral é questionado por observadores, que denunciam fraudes na votação.

Veja galeria de fotos da votação

"Vencemos. Ganhamos em uma disputa aberta e limpa", afirmou Putin, com lágrimas nos olhos, em uma praça próxima ao Kremlim. A declaração foi feita ao lado do presidente em fim de mandado, Dmitri Medvedev, a mais de 100 mil partidários presentes no local.

"Nosso candidato lidera com passos firmes e não duvido que iremos ganhar. Esta é uma vitória que todos precisamos e também o país. Por isso, nosso candidato vencedor é Vladimir Putin", disse Medvedev ao apresentar seu sucessor.

Putin, por sua vez, agradeceu o apoio "arrasador" de seus eleitores e acrescentou: "Eu perguntei uma vez: Venceremos? Vencemos. Demonstramos que ninguém pode nos impor nada".

O atual primeiro-ministro também destacou que os russos sabem distinguir os ânimos renovadores e "as provocações políticas que têm como objetivo a desintegração do Estado e a fragilização do poder".

Pesquisas de boca de urna mostram Putin com entre 58% e 59% dos votos. A apuração de pouco mais de 30% das urnas também coloca o premiê na frente, com 64% dos votos.

O candidato comunista, Guenadi Ziuganov, aparece na segunda posição com 17% dos votos. O nacionalista Vladimir Zhirinovsky, o socialista Sergei Mironov e o magnata Mikhail Prokhorov aparecem bem atrás, com percentuais pequenos.

O resultado oficial das eleições deve ser divulgado nesta segunda-feira.

FRAUDES

Observadores apontaram fraude no processo eleitoral, que permitirá o retorno de Putin ao Kremlin, após uma pausa de quatro anos, em um ambiente de impugnação que não era visto há uma década.

Os centros de votação abriram às 20h de sábado (17h de Brasília) no Extremo Oriente russo e fecharam às 17h (14h de Brasília) em Kaliningrado, no extremo oeste do país.

Cerca de 109 milhões de eleitores estavam registrados para votar na Rússia, país com nove fusos horários.

Putin -- que já aparecia como grande favorito na últimas pesquisas, com cerca de 60% dos votos-- votou ao meio-dia na capital, acompanhado por sua esposa Liudmila, que não costuma fazer aparições públicas.

"Dormi bem, pratiquei um pouco de esporte e vim aqui", declarou o homem forte da Rússia, que aspira recuperar a Presidência, que abandonou em 2008 para assumir o cargo de primeiro-ministro, já que não podia concorrer a um terceiro mandato consecutivo.

Denis Sinyakov/Reuters
Com lágrimas nos olhos, Putin declara vitória a partidários e diz que pleito foi 'limpo e aberto
Com lágrimas nos olhos, Putin declara vitória a partidários e diz que pleito foi 'limpo e aberto'
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página