Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2012 - 01h30

EUA: Gingrich tem mais delegados "comprometidos" que Santorum

Publicidade

DA EFE

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Newt Gingrich acumula mais delegados "comprometidos" para a convenção de Tampa, na Flórida, que seu rival Rick Santorum, de acordo com uma contagem divulgada nesta sexta-feira pelo RNC (Comitê Nacional Republicano).

Segundo o relatório oficial do RNC, Mitt Romney lidera com 339 delegados e é seguido por Gingrich, com 107; Santorum, com 95; e Ron Paul, com 22.

Os dados do comitê se baseiam em informações proporcionadas por cada estado que realizou primárias ou caucus desde o início do processo, no qual será definido o candidato republicano para o pleito de novembro.

O RNC não incluiu neste relatório os delegados de estados como Iowa, que realizou seu caucus em 3 de janeiro e declarou Santorum como vencedor, porque esse estado não designou oficialmente os 28 delegados que irão à convenção nacional de Tampa em agosto.

A principal função dos delegados nesse encontro nacional é emitir seu voto a favor de um dos pré-candidatos presidenciais em disputa.

Neste ciclo eleitoral, o número mágico para ficar com a candidatura presidencial do Partido Republicano é 1.144, e Romney figura em clara vantagem sobre seus rivais nos quesitos dinheiro e organização.

Gingrich só triunfou na Carolina do Sul e na Geórgia, estado que representou no Congresso durante 20 anos, enquanto Santorum já soma sete vitórias, em Iowa, Colorado, Minnesota, Missouri, Dakota do Norte, Oklahoma e Tennessee.

Ainda assim, Gingrich tem mais delegados "comprometidos", ou seja, aqueles que definitivamente votarão nele na convenção que irá designar o nome republicano para tentar impedir a reeleição de Barack Obama.

Isso é explicado pelo fato de Santorum ter vencido principalmente em estados que realizaram caucus e nos quais, segundo os regulamentos, em geral os delegados não são obrigados a votar em um candidato particular na primeira rodada.

O relatório do RNC deu novo ânimo à campanha de Gingrich, que disputa com Santorum ser a alternativa "anti-Romney" mais viável.

Até quinta-feira, os dados extra oficiais trabalhados pela imprensa americana assinalavam que Romney tinha 415 delegados, seguido por Santorum, com 176; Gingrich, com 105; e Ron Paul, com 47.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página