Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2012 - 22h59

Romney, Santorum e Gingrich disputam liderança em prévias no Mississippi

Publicidade

DE SÃO PAULO

Mitt Romney, Rick Santorum e Newt Gingrich disputam a liderança de forma acirrada para quem vence as prévias do Partido Repúblicano no Estado do Mississippi, realizadas nesta terça-feira.

Com 76% das urnas apuradas, o ex-senador Santorum lidera com 33%, seguido de perto pelo ex-preisdente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, com 32%, e pelo ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, com 30%. O ex-senador Ron Paul aparece em quarto, com 5%.

No Alabama, com 26% dos votos revelados, Santorum é primeiro com uma vantagem de cinco pontos percentuais em relação a Gingrich. O ex-senador tem 35%, enquanto o ex-congressista aparece com 30%, seguidos por Romney, com 28%, e Paul, com 5%.

DIFERENÇA

Os primeiros resultados diferem da pesquisa boca de urna da emissora de televisão CNN, em que Mitt Romney aparecia na liderança.

No levantamento, Romney tinha com 35%, contra 30% do ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, segundo colocado. O principal adversário do ex-governador, o ex-senador Rick Santorum, possuía 29%, seguido pelo ex-senador Ron Paul, com 5%.

No Estado do Alabama, onde também acontecem primárias, a boca de urna apontou Santorum como vencedor, com 34%, seguido por Romney, com 29%, e Gingrich um ponto atrás, com 28%. Ron Paul teve 5%.

A apuração nas duas regiões começou às 19h locais (21h de Brasília). Ainda são disputadas prévias no Havaí, cujo término é previsto para as 19h em Honolulu (2h em Brasília), e na Samoa Americana, iniciadas às 22h em Brasília.

DELEGADOS

No Alabama, estão em jogo 50 delegados, enquanto no Mississippi, os candidatos disputam 40 representantes para a Conferência do Partido Republicano, em julho.

De acordo com a CNN, até o momento, Mitt Romney possui 459 delegados, Rick Santorum, 203, Newt Gingrich, 118, e Ron Paul, 66.

São necessários 1144 representantes para ser nomeado o candidato presidencial republicano para as eleições de novembro, onde os republicanos tentarão derrotar o presidente democrata Barack Obama, que disputa a reeleição.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página