Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2012 - 17h57

Confrontos entre tribos na Líbia deixam 50 mortos em dois dias

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pelo menos 50 pessoas morreram e outras 160 ficaram feridas em dois dias de confrontos entre tribos rivais no sul da Líbia, de acordo com fontes oficiais do país. O conflito acontece no mesmo dia em que um oficial do governo de transição foi sequestrado no norte do país, aumentando a desconfiança sobre a capacidade de controle estatal.

As tribos pedem a renúncia do vice-presidente do Conselho Nacional de Transição líbio pela incapacidade de manter o controle do país, que está sem exército e sem polícia, após a queda do ex-ditador Muammar Gaddafi, em outubro.

Os confrontos ocorreram na cidade de Sabha, em que os membros das tribos se enfrentam nas ruas da cidade usando morteiros, armas automáticas, franco-atiradores e foguetes com o alcance de 10 km. Os combates continuam enquanto o governo de Trípoli tenta intervir na região.

Os combates começaram após um integrante do grupo Tabu ser acusado de matar um membro da tribo Abu Seif. De acordo com fontes dos Tabu, os ataques começaram após uma tentativa de reconciliação entre as duas partes.

O negociador do governo de transição renunciou nesta terça por se considerar incapaz de solucionar o conflito na cidade, após dois meses de tentativas. Um grupo de antigos rebeldes da cidade de Benghazi segue nesta terça para Sabha para tentar controlar a situação na região.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página