Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2012 - 05h49

Negociações entre Irã e 5+1 começarão em 13 de abril

Publicidade

DA EFE

As negociações sobre a questão nuclear iraniana entre Teerã e o Grupo 5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha, começarão em 13 de abril, embora o lugar do encontro ainda não esteja determinado, informou nesta quarta-feira (28) o ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi.

A informação foi dada durante a cerimônia de recepção ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, que chegou hoje a Teerã para explicar às autoridades iranianas as decisões da Cúpula de Segurança Nuclear realizada em Seul.

Salehi acrescentou que "Istambul também manifestou que está pronta para sediar o encontro", mas especificou que o lugar da reunião ainda está por fixar e que a decisão será tomada "nos próximos dias".

Erdogan, que permanecerá dois dias em Teerã, pretende atuar como mediador entre a República Islâmica do Irã e o Grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, além da Alemanha) para obter resultados favoráveis em um próximo encontro entre as duas partes sobre a questão nuclear iraniana, após os dois fracassos passados.

Alguns países, sob a liderança dos EUA, suspeitam que o programa nuclear iraniano pode ter uma vertente armamentista, destinada a fabricar bombas atômicas, o que é negado por Teerã.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página