Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2012 - 18h42

Bancos centrais devem vigiar estabilidade financeira, diz Bernanke

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente do Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, afirmou nesta quinta-feira que os bancos centrais devem ter mais atenção e atuar para "desativar as ameaças à estabilidade financeira" para evitar uma nova crise financeira.

"Na medida do possível, os bancos centrais e outros reguladores deveriam tentar antecipar e desativar as ameaças à estabilidade financeira e mitigar seus efeitos quando acontece uma crise", afirmou, em conferência na Universidade George Washington, na capital americana.

Bernanke também disse que a crise aumentou a importância da estabilidade financeira, que não deve ser tratada como uma "questão menor" da política monetária.

O chefe do banco central americano também reiterou sua defesa às medidas tomadas pelo Fed como a compra de títulos para dar liquidez ao sistema financeiro e a manutenção da taxa básica de juros entre 0% e 0,25% desde 2008.

"As baixas taxas de juros promoveram o crescimento e a recuperação econômica".

O presidente do Fed voltou a reconhecer que a recuperação econômica é ainda muito lenta e citou como debilidade maior o mercado imobiliário, que não se recuperou da crise das hipotecas.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página