Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2012 - 10h21

Papa preside procissão e missa de Ramos na praça de São Pedro

Publicidade

DA EFE, NA CIDADE DO VATICANO
DA FRANCE PRESSE, NA CIDADE DO VATICANO

Atualizado às 14h10.

O papa Bento 16 presidiu neste domingo de manhã a procissão e a missa de Ramos na praça de São Pedro, no Vaticano, na presença de milhares de fiéis reunidos para esta celebração com a qual se inicia a Semana Santa.

Pelo terceiro ano consecutivo, o papa atravessou a multidão a bordo de seu "papamóvel" até o altar instalado junto do obelisco situado no centro da Praça de São Pedro. Próximo ao obelisco, foi instalado um jardim com 13 oliveiras.

Vincenzo Pinto/France Presse
Papa Bento 16 após celebrar missa de Ramos na praça São Pedro, no Vaticano
Papa Bento 16 após celebrar missa de Ramos na praça São Pedro, no Vaticano

Bento 16, que fará 85 anos dia 16 de abril e regressou na quinta-feira de uma viagem de seis dias pelo México e Cuba, parecia em forma.

O papa, com vestes litúrgicas vermelhas (símbolo da vida), abençoou os ramos da multidão, composta em sua maioria por milhares de jovens, já que o domingo de Ramos coincide com a "jornada mundial da juventude" celebrada pelos católicos do mundo inteiro em cada diocese.

O papa subiu as escadarias em frente à basílica de São Pedro, onde celebrou a missa de domingo de Ramos, um dia que descreveu como "o grande pórtico que nos leva à Semana Santa".

Em sua homilia, o papa perguntou: "Quem é para nós Jesus de Nazaré? Que ideia temos do Messias? Que ideia temos de Deus? Esta é uma questão crucial que não podemos eludir, sobretudo nesta semana em que estamos chamados a seguir nosso Rei, que escolhe como trono a cruz".

"Somos chamados a seguir um messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas sim a felicidade do céu, a eterna bem-aventurança de Deus. Agora, temos de nos perguntar: Quais são nossas verdadeiras expectativas? Quais são os desejos mais profundos que nos trouxe hoje aqui para celebrar o domingo de Ramos e iniciar a Semana Santa?".

A festa de Ramos, com a qual os cristãos começam a Semana Santa, comemora a entrada de Cristo em Jerusalém, recebido por uma multidão que agitava ramos de oliveira, a alguns dias da Páscoa judaica. Esta jornada precede, segundo os evangelhos cristãos, a prisão, crucificação e ressurreição de Jesus.

CUMPRIMENTO

O papa dedicou, após a reza do Ângelus, um "cumprimentou especial"aos organizadores da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) realizada em Madri, no ano passado, e aos responsáveis pela próxima, que será em 2013 no Rio de Janeiro.

Bento 16 saudou os membros do comitê organizador da JMJ do Brasil presentes na praça de São Pedro, entre estes o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o governador do Estado, Sérgio Cabral, e o arcebispo desta cidade, Orani Tempesta.

"Nestes tempos de preparação, tentem viver segundo o convite que hoje fiz a vocês: "Estejam sempre alegres". Deste modo, o espírito alegre e acolhedor que é natural dos brasileiros se unirá à alegria que nasce da união com Cristo, o único Redentor", disse o papa em português.

"Assim, será possível de braços abertos, como a estátua do Cristo (Redentor) que domina a paisagem carioca, receber os jovens que virão de todas as partes do mundo para sua cidade cidade", acrescentou Bento 16.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página