Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2012 - 17h35

Junta militar processará ex-presidente do Mali por traição à pátria

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O líder da junta militar do Mali, capitão Amadou Sanogo, anunciou nesta terça-feira que vai processar o presidente deposto do país, Amadou Toumani Touré, por alta traição à pátria e uso indevido de dinheiro público. O grupo convocou os militares a uma convenção na próxima quinta (5).

Em declarações à imprensa na base militar de Kati, a 15 km da capital Bamaco, Sanogo não deu informações sobre o paradeiro do ex-presidente, que terminaria o mandato no fim de abril.

O chefe militar afirmou que o futuro do país será definido na convenção de quinta-feira, "com consenso, democracia e total liberdade", e pediu a participação dos representantes da classe política e de "todos os atores da sociedade civil sem exceção".

Sanogo afirmou que as conclusões da convenção "serão aceitadas por todos" e que também será avaliada a situação no norte do país, em que tuaregues tomaram três cidades, pedindo a separação da metade norte do país.

O levantamento armado tuaregue, que explodiu em 17 de janeiro causando inúmeras mortes, mais de 200 mil deslocados e refugiados, foi o que detonou uma crise dentro das Forças Armadas que desembocou no golpe de Estado de 21 de março.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página