Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2012 - 17h51

Hillary Clinton pede compromissos concretos do Irã em programa nuclear

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta terça-feira a Teerã que apresente "compromissos concretos" sobre seu polêmico programa nuclear, durante a próxima discussão entre as grandes potências e o Irã, prevista para este mês de abril.

"Esperamos que o Irã formule compromissos concretos, diga a verdade sobre seu projeto atômico e respeite as obrigações internacionais", declarou a chefe da diplomacia americana num discurso no Virginia Military Institute, situado em Lexington (Virgínia, leste).

"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi claro ao dizer que está decidido a impedir que o Irã possua armas nucleares. E todas as opções estarão sobre a mesa para evitar isso", advertiu Hillary Clinton.

"Acreditamos, no entanto, que a aprovação de sanções e a diplomacia ainda podem funcionar", afirmou.

Hillary anunciou sábado que as negociações 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) sobre o Irã estão previstas para os dias 13 e 14 de abril em Istambul. A Rússia indicou, por sua vez, que a data e o local da reunião ainda não foram marcados "definitivamente".

SANÇÕES AO PETRÓLEO

O pedido da secretária de Estado americana vem após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciar na sexta a aprovação de sanções aplicadas pelo país ao petróleo iraniano, após avaliar a oferta de combustíveis no mercado mundial.

A medida abre um precedente para que os americanos sancionem os países que ainda compram petróleo de Teerã.

"Vou monitorar a situação de perto para assegurar que o mercado possa continuar a acomodar a redução nos estoques de petróleo e derivados provenientes do Irã", afirmou o presidente.

Em comunicado, Obama disse que alguns países estão aumentando a produção petrolífera e "existem reservas estratégicas" para suprir o fornecimento, o que o fez chegar a aprovação. A intenção é pressionar o país persa a suspender o programa nuclear, suspeito de desenvolvimento de armas atômicas.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página