Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2012 - 05h23

Irã resgata cargueiro chinês sequestrado por piratas somalis

Publicidade

DA EFE

A Marinha do Irã libertou nesta sexta-feira (6) os 28 tripulantes de um cargueiro propriedade de uma empresa chinesa em águas internacionais ao sul da cidade iraniana de Bandar Yask e deteve os nove piratas somalis que tinham sequestrado a embarcação, informou neste sábado (7) a agência local "Fars".

"O navio chinês libertado é o 'Xianghuamen', com 28 tripulantes a bordo e bandeira de conveniência do Panamá", disse à agência Said Izadian, subchefe da Organização Marítima e Portos do Irã.

O navio foi sequestrado na sexta-feira de manhã pelos piratas somalis no golfo de Omã, nas proximidades das cidades portuárias iranianas de Chabahar e Bandar Yask, explicou a fonte.

O mercante libertado, segundo Izadian, tinha como destino o porto Imame Khomeini, no sul do Irã.

A Marinha iraniana começou suas operações contra a pirataria somali no Oceano Índico e no golfo de Áden em 2008, após o sequestro do cargueiro "MV Delight", contratado pelo Irã.

Navios de guerra de mais de 30 países patrulham as águas da zona próxima à Somália para tentar evitar as ações dos piratas na área, pela qual passam algumas das rotas marítimas mais transitadas do mundo.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página