Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2012 - 05h39

Candidato do governo vence eleições na Ossétia do Sul

Publicidade

DA EFE

O candidato do governo, Leonid Tibilov, ganhou o segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo (8) na região separatista georgiana da Ossétia do Sul, informou a Comissão Eleitoral Central (CEC).

Tibilov, ex-chefe do Comitê de Segurança do Estado (KGB) regional, obteve 53,74% dos votos, segundo dados oficiais ainda não definitivos, segundo a agência de notícias russa "Interfax".

Seu rival, David Sanakóyev, adjunto da presidência em matéria de Direitos Humanos, conseguiu 42,98% dos sufrágios.

Do segundo turno do pleito, ao qual o governo da Geórgia nega toda legalidade, participou 68,94% do censo, com cerca de 40 mil eleitores.

A votação deste domingo foi a quarta reunião nas urnas em menos de seis meses para escolher o presidente da Ossétia do Sul depois que a Corte Suprema anulou os resultados do pleito que no último dia 27 de novembro, também no segundo turno, deu a vitória à líder opositora Ala Dzhióyeva.

A ganhadora daquelas eleições não pôde concorrer a esta segunda convocação das eleições presidenciais por decisão da mesma Corte Suprema.

A Ossétia do Sul se separou da Geórgia no início da década de 1990 e depois da guerra russo-georgiana de agosto de 2008 foi reconhecida por Moscou como Estado independente, da mesma forma que a Abecásia, outra região separatista georgiana.

Desde então, as independências da Ossétia do Sul e da Abecásia, ambas regiões fronteiriças com a Rússia, foram reconhecidas também por Venezuela, Nicarágua e pelos Estados insulanos de Nauru e Tuvalu.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página