Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2012 - 06h09

Começa a campanha eleitoral na França; Sarkozy lidera as pesquisas

Publicidade

DA EFE

A campanha eleitoral na França começou oficialmente nesta segunda-feira (9) com a distribuição dos cartazes dos dez candidatos à presidência que concorrem em dois turnos, no dia 22 de abril e no dia 6 de maio, com o atual presidente, Nicolas Sarkozy, com ligeira vantagem.

O que começa hoje é a parte oficial da campanha, com disposições que regulam o acesso dos candidatos aos meios de comunicação públicos para divulgar seus programas em igualdade de condições, embora de fato a atividade tenha começado há várias semanas.

Para o primeiro turno, o presidente e candidato conservador à reeleição parte com uma ligeira vantagem sobre seu rival socialista, François Hollande, mas a maioria das pesquisas apontam este último como vencedor no segundo e decisivo turno de 6 de maio.

Hoje a imprensa francesa destacou que tanto Sarkozy como Hollande enfrentam ainda o desafio de convencer o elevado número de franceses que ainda não decidiram em quem votar, após a divulgação da notícia que a abstenção no pleito poderia alcançar números recordes.

A partir de hoje e até a meia-noite do próximo dia 21 de abril, a publicidade das propostas eleitorais dos candidatos estão reguladas estritamente pela lei, que também detalha as condições de difusão da mesma nos meios de comunicação públicos.

No próximo fim de semana, o último antes do primeiro turno, os candidatos Sarkozy e Hollande protagonizarão em Paris vários comícios com os quais pretendem demonstrar a força do respaldo que esperam.

Além de Sarkozy e Hollande, concorrem ao cargo o candidato da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon, a ultradireitista Marine Le Pen; a ecologista Eva Joly, a ultraesquerdista Nathalie Artaud, o centrista François Bayrou, o defensor da soberania Nicolas Dupont-Aignan, o trotskista Philippe Poutou e o gaullista de esquerda Jacques Cheminade

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página