Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2012 - 18h28

Romney busca apoio de Santorum para campanha presidencial

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney estaria negociando o apoio do ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum nas eleições presidenciais americanas, afirmou a emissora de televisão CNN nesta quarta-feira. Santorum renunciou à eleição interna do Partido Republicano nesta terça (10).

De acordo com a CNN, o comando de campanha do ex-governador planeja propor a Santorum uma mensagem unificada do partido, a diferença do anúncio da desistência do ex-senador em que Romney não foi mencionado.

Fontes próximas à campanha de Romney afirmam que o candidato quer rapidamente o apoio de Santorum. No entanto, o diretor de comunicação do ex-senador, Hogan Gidley, afirma que não há garantias de que isso aconteça.

O candidato afirmou a seu comando de campanha que pensará em atrair o grupo evangélico próximo a Santorum e conservadores por eventos com o antigo candidato.

Apesar das especulações, Romney não fez alusões ao acordo nesta quarta-feira. Em entrevista coletiva, o republicano disse que estará com todos os partidários republicanos que se unirem a ele na luta para derrotar o presidente democrata Barack Obama, que tenta a reeleição.

"Eu espero que quando finalmente seja indicado, e eu tenho esperanças que isso aconteça em breve, que estejamos trabalhando e fazendo campanha juntos. Nós compartilhamos das mesmas crenças sobre os rumos que o país deve tomar e que, sob essa presidência, não estamos no caminho certo".

RETÓRICA

A tentativa do comando de Romney de conseguir o apoio de Santorum pode esbarrar nas declarações durante a campanha pelos votos das primárias do Partido Republicano.

Após a vitória de Romney nas primárias de Wisconsin, Maryland e do Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington, disputadas no último dia 3, o ex-senador afirmou que não gostaria de ter um moderado como candidato republicano.

"Não podemos cometer o mesmo erro de 1976 e ir para 1980. Não podemos nomear outro moderado que não consiga congregar o nosso partido".

Em 1976, o então candidato Ronald Reagan foi preterido pelo presidente moderado Gerald Ford, que perdeu para o democrata Jimmy Carter. Santorum disse que "as cores [dos partidos] precisam ser claras" e que os republicanos falharam nas indicações de moderados "nos últimos 120 anos".

Em março, Santorum foi muito criticado por seus rivais por alguns comentários nos quais sugeriu que preferiria um segundo mandato do presidente Barack Obama a ter a Romney na Casa Branca.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página