Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2012 - 06h10

Primeiro-ministro iraquiano chega ao Irã para reforçar relações econômicas

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al Maliki, chegou neste domingo ao Irã para uma visita de dois dias com a intenção de ampliar as relações econômicas entre os dois países, cujos vínculos se reforçaram após a retirada americana do território iraquiano em dezembro do ano passado, informou a imprensa local.

Nesta viagem, Maliki deve reunir-se com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e outros altos funcionários do país, em uma visita na qual a vertente econômica será prioritária e na qual lhe acompanham os ministros da Indústria, do Comércio e do Planejamento de seu governo.

Além disso, o governante iraquiano tratará com as autoridades iranianas a situação na região do Oriente Médio e no Golfo Pérsico, em um momento em que o conflito da Síria afeta ambos países.

Também é previsível que tratem das relações com a Turquia, seu vizinho comum e membro da Otan com o qual ambos países viram suas relações se deteriorarem nas últimas semanas.

Maliki lidera no Iraque um governo de maioria muçulmana xiita que aumentou no último ano consideravelmente suas relações com o Irã, país que desde o triunfo da Revolução Islâmica, em 1979, está governado por um regime teocrático também xiita.

Ambos países têm uma maioria de população muçulmana xiita, embora durante o regime do deposto e executado presidente iraquiano Saddam Hussein, de confissão muçulmana sunita, tenham sido inimigos e se envolvido em uma sangrenta guerra entre 1980 e 1988.

Após a retirada das tropas americanas do Iraque, que terminou no último dia 18 de dezembro após uma ocupação de nove anos, o Irã aumentou amplamente sua atividade e suas relações com o país vizinho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página