Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2012 - 12h58

Participação em eleições na França chega a 70%; candidatos votam

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A taxa de participação na eleição presidencial na França chegava a 70,59% às 17h locais (12h em Brasília), segundo o ministério do Interior. Neste domingo, dez candidatos disputam o Palácio do Eliseu, em que os dois líderes são o presidente Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande.

O número é considerado bom pelo órgão, mas é menor que o registrado no mesmo horário no pleito de 2007, em que a participação chegou a 73,87% no primeiro turno. Ao meio-dia local (7h em Brasília), 28,29% dos eleitores franceses tinham sufragado, menos que os 31,21% registrados em 2007.

O pleito terminará às 20h em Paris (15h em Brasília) na área continental francesa. Nos territórios ultramarinos da França, onde a votação foi no sábado, Hollande aparece na frente de Sarkozy, de acordo com a televisão belga.

Em Saint-Pierre e Miquelon, arquipélago no oceano Atlântico norte, o socialista chegou a 33,75%, contra 18,75% do conservador, enquanto em Guadalupe, no Caribe, foram registrados 57% dos votos para Hollande e 23,4% para Sarkozy.

Esses números dissipam a preocupação com um forte índice de abstenção ao final de uma campanha que, segundo diferentes pesquisas, não empolgou os franceses. Cerca de 44,5 milhões de eleitores foram convocados às urnas para escolher os dois finalistas entre os dez candidatos na disputa.

CANDIDATOS

Os dois primeiros colocados nas eleições da França, o presidente Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande, votaram na manhã deste domingo. Eles são os favoritos para seguir para o segundo turno do pleito, no próximo dia 6.

O presidente conservador votou na capital Paris, junto com a primeira-dama, Carla Bruni. Após o voto de Bruni, Sarkozy saiu da seção eleitoral sem fazer declarações a partidários e jornalistas. O mandatário apenas cumprimentou alguns apoiadores.

Pouco antes, o candidato socialista sufragou na cidade de Tulle, na região central francesa, com sua mulher, Valérie Trerweiler. Hollande cumprimentou os membros da mesa de votação e deu uma volta por outros centros eleitorais da cidade. Após sair da escola onde votou, o postulante falou com a imprensa.

Eric Feferberg/Patrick Kovarik/Associated Press/Associated Press
Sarkozy e Hollande votam na França; candidatos deverão participar de segundo turno em maio
Sarkozy e Hollande votam na França; candidatos deverão participar de segundo turno em maio

"Estou atento, mobilizado. O dia que começa vai ser um momento importante", afirmou Hollande.

Durante a tarde, o candidato vai para o escritório do Conselho Geral do departamento de Correze, onde esperará os resultados do primeiro turno.

Até o meio-dia local (7h em Brasília) todos os candidatos haviam votado. O candidato de extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon votou em Paris, enquanto a postulante de extrema direita, Marine Le Pen, participou do pleito em Henin-Beaumont, no norte do país.

ABSTENÇÃO

Os franceses acordaram hoje com apelos ao voto na imprensa escrita, com manchetes como "Por que votar?" que o "Journal du Dimanche" usou em sua capa.

A abstenção continua sendo uma das grandes incógnitas do primeiro turno, depois que pesquisas realizadas durante a campanha anteciparam que ela será maior que em 2007 (16,2%), e pode inclusive superar o recorde de 2002 (28,4%).

Cerca de 45 milhões de franceses estão convocados às urnas no domingo no primeiro turno das eleições presidenciais, que têm dez candidatos na disputa, entre eles o atual presidente, Nicolas Sarkozy, e o favorito nas pesquisas, François Hollande.

Os dois candidatos mais votados se enfrentarão no segundo turno, no dia 6 de maio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página