Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2012 - 19h57

Peña Nieto lidera eleições no México com 19 pontos de vantagem

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-governador do Estado do México Enrique Peña Nieto lidera as eleições no país com uma vantagem de 18,5 pontos para a segunda colocada, Josefina Vázquez Mota, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

De acordo com o levantamento, Peña Nieto, do opositor Partido Revolucionário Institucional (PRI), tem 40%, enquanto Vásquez, do Partido Ação Nacional (PAN), do presidente Felipe Calderón, chega a 21,5%. O terceiro colocado é o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, com 18%.

Outros candidatos não alcançaram 1%, enquanto os eleitores indecisos somam 20%. A pesquisa foi feita em todo o país, com mil pessoas entre 20 e 22 de abril. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos.

As eleições mexicanas serão no dia 1º de julho. Além do presidente, cerca de 79 milhões de mexicanos escolherão 628 legisladores, governadores e deputados de diversos dos 32 Estados mexicanos.

POPULARIDADE

A vantagem de Peña Nieto é atribuída por analistas eleitorais especialmente pela pouca popularidade de Felipe Calderón e pelas divisões internas na aliança governista, que só escolheu o candidato à presidência em fevereiro.

O combate ao narcotráfico, bandeira do atual presidente, que deixou mais de 100 mil mortos no país, também explica a preferência pelo ex-governador. Caso Peña Nieto seja eleito, o PRI, partido que governou o México por 71 anos e saiu do poder em 2000, voltaria à presidência após dois mandatos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página