Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2012 - 16h39

Casa Branca dá boas vindas a Chen em sua viagem aos EUA

Publicidade

DA REUTERS

Uma autoridade do alto escalão da Casa Branca disse neste sábado que dá boas vindas ao ativista cego chinês Chen Guangcheng em sua partida aos Estados Unidos, e elogiou os esforços diplomáticos em Washington e Pequim que aliviaram uma disputa sobre a situação do dissidente.

"O sr. Chen, sua esposa e dois filhos estão a caminho para os Estados Unidos. Nós comemoramos o rumo que as negociações tomaram e o fato de que ele será capaz de estudar no país quando chegar", disse o funcionário do Conselho de Segurança Nacional Ben Rhodes.

"Estamos satisfeitos, já que fomos capazes de alcançar uma resolução sobre o assunto", disse Rhodes a repórteres durante a cúpula do G8 em Camp David, Maryland, nos Estados Unidos.

Em comunicado divulgado neste sábado, a Universidade de Nova York declarou que o ativista estudará como bolsista na Escola de Direito da instituição.

"Estou muito feliz de receber a notícia de que Chen Guangcheng está a caminho dos Estados Unidos. Estou ansioso para recebê-lo com sua família esta noite e trabalhar com ele em seu curso", disse o co-diretor do Instituto de Direito EUA-Ásia da Escola de Direito da Universidade de Nova York, Jerome Cohen.

A China permitiu que Chen deixasse um hospital de Pequim no sábado a bordo de um avião com destino aos Estados Unidos, em um movimento que poderia sinalizar o fim de um impasse diplomático entre os dois países.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página