Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2012 - 01h00

Rajoy assegura que não pedirá nada a Merkel porque está fazendo o que deve

Publicidade

DA EFE

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, dará neste domingo um passeio de barco em Chicago com a chanceler alemã, Angela Merkel, e assinalou que sua intenção não é pedir-lhe "nada concreto", mas assegurar-lhe que está fazendo o que acredita que tem que fazer e o que a Espanha precisa.

Rajoy, ao chegar a Chicago para participar da cúpula da Otan, comentou assim sua reunião com Merkel, que acontece a pedido da chanceler alemã.

Enquanto nos fóruns internacionais se estende o debate entre os partidários da austeridade e os defensores das políticas de crescimento, Rajoy considerou que neste momento o que deve importar aos espanhóis é "fazer as coisas bem feitas", porque isso dará força ao país quando tiver que negociar no exterior.

Rajoy defendeu seu compromisso com a redução do deficit e o acordo feito com todas as comunidades autônomas para alcançá-lo, lembrando também que a Espanha está iniciando reformas estruturais para que a economia seja mais competitiva, e insiste na reestruturação do sistema financeiro, para o qual o governo exigiu novas provisões de capital.

"Estou muito contente com a reunião, mas eu não a pedi", deixou claro Rajoy, que se reuniu com Merkel em Berlim pouco depois de chegar ao Palácio da Moncloa.

Segundo lembrou, naquele encontro ela lhe falou sobre seu desejo de que a Espanha tenha um papel ativo nos debates europeus.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página