Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2012 - 18h29

FMI não tem planos para socorrer Espanha, diz Lagarde

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira que o fundo não tem planos para socorrer a Espanha e que Madri não fez nenhum pedido. As declarações foram feitas após uma reunião com a vice-presidente de governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría.

"Não há nenhum plano, não recebemos nenhum pedido a respeito e não estamos trabalhando em nada que esteja relacionado com nenhum apoio financeiro", afirmou Lagarde, em nota enviada pelo FMI.

A resposta veio após rumores da imprensa internacional sobre uma possível ajuda do FMI à Espanha. No país ibérico, a bolsa de Madri voltou a registrar queda e o euro registrou a menor cotação frente ao dólar em dois anos.

Ao sair da reunião, a vice-presidente do governo espanhol afirmou que o encontro com Lagarde "foi bom, muito bom".

MINISTRO

Mais cedo, o ministro da Economia da Espanha, Luis de Guindos, desmentiu os rumores, dizendo que não faziam o menor sentido."Não tenho nem mesmo vontade de negar esses rumores porque eles não têm sentido", disse ele em uma entrevista televisionada na cidade costeira de Sitges.

As especulações começaram após o anúncio da visita da vice-presidente espanhola, Soraya Sáenz de Santamaría, a Washington nesta quinta-feira para um encontro com a diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde, "para abordar recentes acontecimentos econômicos na Espanha e na Eurozona".

O porta-voz do FMI, Gerry Rice, também afirmou que o FMI não está trabalhando em nenhum plano de ajuda financeira à Espanha nem o governo espanhol solicitou nenhum tipo de ajuda. "A Espanha aplicou reformas financeiras que vão amplamente na direção de nossas recomendações", disse o porta-voz.

Os problemas do quarto banco espanhol, Bankia, estão provocando uma nova onda de nervosismo na zona do euro, cujas bolsas têm sofrido fortes baixas esta semana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página