Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2012 - 22h48

Príncipe Charles faz discurso emocionado em jubileu de Elisabeth 2ª

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O príncipe Charles fez um discurso emocionado nesta segunda-feira, em meio ao show que homenageou os 60 anos de coroação da rainha Elizabeth 2ª, e lembrou a internação de seu pai, o príncipe Phillip, que sofreu com uma infecção na bexiga.

Charles chamou a rainha de "mamãe" e disse aos 250 mil espectadores que estavam comemorando a vida e o serviço de uma pessoa muito especial.

"O jubileu de diamante é a oportunidade de agradecer como nação à senhora por estar sempre conosco, por nos inspirarmos com sua generosidade e serviço e por termos orgulho de ser britânicos. A única coisa triste desta noite é que meu pai não pôde estar aqui porque infelizmente não está bem", disse Charles.

O pronunciamento foi seguido de aplausos dos espectadores do evento e gritos em honra ao príncipe Phillip. O discurso aconteceu após os shows de cidadãos britânicos ou de países pertencentes a Commonwealth (Comunidade Britânica de Nações), como Elton John e Paul McCartney.

No fechamento do evento, a rainha acendeu uma tocha de seis metros de altura, a última de cerca de 4.200 que foram acesas em todos os países que têm Elisabeth 2ª como chefe de Estado.

SHOW

O cantor britânico Robbie Williams abriu nesta segunda-feira o show organizado em frente ao palácio de Buckingham.

Williams entoou seu famoso "Let Me Entertain You" acompanhado de uma banda militar diante de 18 mil convidados e outras milhares de pessoas que lotaram a avenida The Mall que leva à Trafalgar Square.

O público agitou freneticamente suas bandeirinhas britânicas quando Will.i.am do Black Eyed Peas entrou no palco, fazendo um dueto com Jessie J, representando as gerações mais jovens.

Joel Ryan/Associated Press
Plateia assiste a show em homenagem ao jubileu de 60 anos da rainha
Plateia assiste a show em homenagem ao jubileu de 60 anos da rainha

As atrações musicais em homenagem às seis décadas de reinado de Elizabeth 2ª são encabeçadas por Elton John e Paul McCartney.

"São 60 anos de reinado de Sua Majestade e estamos todos aqui festejando. As pessoas em todo o Reino Unido e no resto do mundo estão homenageando esta mulher", declarou o ex-Beatle antes do show.

O príncipe Charles e sua mulher Camila, assim como o príncipe William e Catherine, presidiam o palco real, onde a rainha estará à noite.

Dave Thompson/France Presse
Duquesa de Cambridge, Catherine Middleton, príncipe William e príncipe Harry assistem a show
Duquesa de Cambridge, Catherine Middleton, príncipe William e príncipe Harry assistem a show

MAIS ARTISTAS

Stevie Wonder, Kylie Minogue, Tom Jones, Annie Lennox e Shirley Bassey, que interpretará o tema de um conhecido filme de James Bond "Os diamantes são eternos", também participam do show em homenagem à soberana.

O grupo britânico Madness se reunirá para interpretar seu sucesso "Our House" sobre o teto do palácio, onde, há 10 anos, o guitarrista do Queen, Brian May, tocou uma memorável versão do hino "Deus salve a Rainha".

Joel Ryan/Associated Press
Paul McCartney se apresenta durante show do jubileu da rainha Elizabeth 2ª
Paul McCartney se apresenta durante show do jubileu da rainha Elizabeth 2ª

O show incluirá também a canção "Sing", co-escrita para a ocasião, que será interpretada por artistas de toda a Commonwealth, e segundo rumores, também pelo príncipe Harry, que deve tocar pandeiro.

Os ânimos, contudo, não estão para muita festa na família real depois da hospitalização, nesta segunda-feira, do príncipe Philip, marido da rainha, devido a uma infecção na bexiga que o fará ficar internado durante vários dias como "medida de precaução".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página