Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2012 - 06h05

Operação da Otan mata 18 civis no Afeganistão

Publicidade

DA EFE

Dezoito civis, entre eles um número indeterminado de mulheres e crianças, morreram em uma operação conjunta das tropas afegãs e da Otan na província de Logar, no centro do Afeganistão, informou nesta quarta-feira uma fonte oficial.

Segundo disse o chefe da polícia provincial, Ghulam Sakhi Rogh Liwanai, as vítimas moravam em uma casa na cidade de Sajawand que foi atacada na noite desta terça-feira por forças aliadas sob a suspeita de servir de refúgio a um dirigente talibã chamado Qari Sardar.

De acordo com a fonte, a Isaf (Força de Assistência à Segurança no Afeganistão, dependente da Otan) empregou força aérea na operação armada, na qual morreram 12 rebeldes e ficaram feridos três soldados do contingente internacional.

Consultado, um porta-voz da Isaf, o tenente James Williams, reconheceu a existência do ataque, mas disse não poder confirmar a morte de civis durante a operação.

O principal porta-voz talibã, Zabiullah Mujahid, assegurou, por sua vez, que nenhum líder insurgente vive na região.

"Não temos nenhum dirigente com o nome Qari Sardar", disse Mujahid, antes de acrescentar que "o inimigo tem por costume matar civis e depois culpar os talibãs".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página