Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2012 - 23h50

S&P mantém nota dos EUA mas adverte para perspectiva negativa

Publicidade

DA EFE

A agência de classificação de risco Standard and Poor's manteve nesta sexta-feira a nota da dívida soberana dos Estados Unidos em "AA", mas advertiu que continua a perspectiva negativa.

A S&P disse em comunicado que não alterou o rating dos EUA devido à resistência de sua economia, sua credibilidade monetária e a posição do dólar como moeda de reserva no mundo.

No entanto, a agência de classificação disse que manteve a perspectiva negativa porque os riscos da dívida soberana dos Estados Unidos, "especialmente políticos e fiscais", poderiam levar a um novo rebaixamento em 2014.

"Embora as próximas eleições possam resolver o debate fiscal nos EUA, achamos que um resultado assim é pouco provável", advertiu a S&P, para quem os riscos de uma nova recessão é de 20%.

A agência disse que a economia dos EUA segue submissa a "riscos significativos", incluída a atual crise fiscal e financeira da zona do euro.

"Isto poderia reduzir o crescimento econômico dos Estados Unidos por meio de uma queda de suas exportações para a zona do euro ou, mais importante ainda, por meio de efeitos secundários em seu setor financeiro", acrescentou a agência.

As advertências de S&P chegaram um dia depois da agência de classificação de risco Fitch ameaçar rebaixar a nota máxima da dívida soberana dos Estados Unidos se o país não aprovar nos próximos meses um plano fiscal eficiente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página