Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2012 - 15h57

Socialistas lideram 1º turno das eleições para Parlamento da França

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PARIS
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Partido Socialista, do presidente François Hollande, e seus aliados lideram os resultados do primeiro turno das eleições legislativas francesas, celebradas neste domingo, e está em condições de conquistar a maioria absoluta no segundo turno, de acordo com estimativas dos canais de televisão.

O Partido Socialista e seus aliados ecologistas têm aproximadamente 40% dos votos, segundo o instituto CSA, contra aproximadamente 35% para o partido de direita UMP. A esquerda radical, com a qual o PS não tem acordo de governo, tem 7%.

Os socialistas e seus aliados obteriam, após o segundo turno, no dia 17, entre 287 e 347 das 577 cadeiras da Assembleia Nacional, segundo estimativas de três institutos de pesquisa (Ipsos/Business logica consulting CSA e Sofres/Sopra group) baseadas nos resultados do primeiro turno. A maioria absoluta é de 289 cadeiras.

O partido de extrema direita Frente Nacional, com pouco mais de 13% dos votos, consolida sua situação, após o bom resultado no primeiro turno das presidenciais, mas deverá esperar o segundo turno para conhecer o verdadeiro resultado, visto que estas eleições favorecem aos grandes partidos ou às alianças.

GOVERNABILIDADE

Caso os socialistas e os partidos aliados vençam as eleições parlamentares, analistas preveem que o presidente François Hollande adotará uma política de impostos mais ousada e aumento do gasto público. O resultado do pleito indicará o nível de radicalismo das reformas socialistas.

O mandatário também terá que apresentar no próximo mês uma revisão do projeto de Orçamento para o próximo ano fiscal.

No total, cerca de 46 milhões de franceses foram convocados às urnas entre 6.603 candidatos em 577 circunscrições para renovar a Câmara Baixa do Parlamento francês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página