Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2012 - 20h55

Centro-esquerda declara vitória em eleições regionais na Romênia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BUCARESTE

A coalizão de centro-esquerda da Romênia, a União Social Liberal (USL), declarou vitória este domingo nas eleições municipais e regionais após a publicação das primeiras pesquisas de boca de urna.

Os primeiros resultados oficiais serão publicados na manhã de segunda-feira. Segundo três pesquisas de boca de urna, o candidato apoiado pelo USL em Bucareste, Sorin Oprescu, mantém confortavelmente o cargo de prefeito, com mais de 60% dos votos.

O USL também vence em duas circunscrições na capital que até agora eram do seu maior adversário, o Partido Democrático Liberal (PDL, centro-direita).

"Tiramos o PDL de Bucareste. É histórico! Vencemos, está muito claro. Agora nos resta vencer as eleições legislativas previstas para o outono", declarou o premier social-democrata Victor Ponta, após o fechamento das seções eleitorais.

Mais de 18 milhões de romenos foram convocados às urnas para eleger 3.187 prefeitos e dezenas de milhares de conselheiros municipais e regionais.

A participação foi maior do que o previsto, com 39,01% às 14h GMT (11h00 de Brasília) contra 34,20% na mesma hora, em 2008.

CRISE POLÍTICA

Estas eleições municipais e regionais foram celebradas a pouco mais de um mês da chegada ao poder do USL, que fez cair com uma moção de censura o anterior governo de centro-direita, muito impopular devido às medidas de austeridades que impôs ao país desde 2009.

Confrontada a uma severa recessão em 2009, a Romênia recebeu um pacote de ajuda de emergência de 20 bilhões de euros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia (UE) entre 2009 e 2011.

Em troca desta ajuda, este que é um dos países mais pobres da União Europeia, impôs medidas de rigor draconianas, entre elas a redução de 25% dos salários dos funcionários públicos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página