Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2012 - 17h19

Irã planeja construir submarino nuclear, diz agência

Publicidade

DA REUTERS, EM DUBAI

O Irã anunciou nesta terça-feira a intenção de fabricar seu primeiro submarino movido a energia nuclear, informou a agência de notícias oficial Fars. O anúncio pode acentuar as preocupações ocidentais a respeito do programa atômico do país dias antes de novas negociações sobre o tema.

"Passos preliminares para fazer um submarino nuclear começaram e esperamos ver o uso de ... submarinos nucleares na Marinha no futuro", disse o subcomandante da Marinha, Abbas Zamini.

Muitos submarinos movidos a energia nuclear usam como combustível o urânio enriquecido até um grau compatível para bombas atômicas, segundo Mark Hibbs, especialista em proliferação nuclear da entidade norte-americana Fundo Carnegie para a Paz Internacional.

Ele sugeriu que Teerã poderia usar o projeto de submarino para justificar o refino de urânio até níveis mais elevados.

Analistas dizem, porém, que o Irã às vezes exagera seus avanços nucleares e militares, para tentar fortalecer seu poder de barganha com as potências mundiais que buscam restringir o programa iraniano de enriquecimento de urânio.

Teerã insiste no caráter pacífico das suas atividades, dizendo que seu objetivo é apenas gerar eletricidade com fins civis. Zamini disse que todos os países têm direito ao uso pacífico da energia nuclear, inclusive para o sistema de propulsão das suas embarcações, segundo a Fars.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página