Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2012 - 12h01

Resultados indicam vitória do PS em territórios da França

Publicidade

DA EFE, EM BRUXELAS

A esquerda venceu amplamente em alguns dos territórios ultramarinos da França, onde as eleições legislativas do país começaram no sábado, como Guadalupe, Guiana Francesa e Martinica, segundo os primeiros dados publicados neste domingo pela edição online da emissora pública francófona da Bélgica "RTBF".

Segundo turno pode definir 'supremacia' socialista na França

Em Guadalupe, os três candidatos da esquerda ganharam neste segundo e definitivo turno das eleições, que renovará a composição da Assembleia Nacional (Parlamento) e que tem como favorito o PS (Partido Socialista) - do presidente francês, François Hollande.

As pesquisas apontam a vitória de dois candidatos da coligação DVG, que aglutina pequenos partidos de esquerda, e um do Partido Socialista.

O ministro de Ultramar da França, Victorin Lurel, já tinha sido eleito no primeiro turno.

Já o partido conservador UMP (União por um Movimento Popular) - do ex-presidente Nicolas Sarkozy - perde a cadeira de Gabrielle Louis-Carabin, que concorreu neste ano filiado ao DVG, grupo pelo qual foi reeleita.

MARTINICA

Em Martinica, são dois candidatos do DVG e dois independentes (regionalistas) os reeleitos, enquanto a Guiana Francesa elegeu dois socialistas, Gabriel Serville e Chantal Berthelot.

As votações de sábado foram realizadas em Guadalupe, Guiana, Martinica, Saint-Barthélemy, Saint-Martin, Saint-Pierre-et-Miquelon e Polinésia Francesa, assim como nos consulados franceses em território americano.

Este pleito precede a jornada eleitoral na metrópole francesa, que será realizada neste domingo. Ao todo, 46 milhões de franceses estão cadastrados para elegerem os candidatos que ocuparão as 577 cadeiras da casa baixa do Parlamento, representantes do mesmo número de distritos eleitorais.

Das 577 circunscrições, 36 já haviam ratificado seus vencedores no primeiro turno do pleito, realizado nos últimos dias 9 e 10. Deles, 22 são do PS, que busca conseguir a maioria absoluta com seus aliados mais próximos da esquerda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página