Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2012 - 08h53

Premiê grego terá alta do hospital e comandará governo de casa

Publicidade

DA EFE, EM ATENAS

O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, deve deixar nesta segunda-feira, às 11h (horário de Brasília), o hospital onde foi operado de um desprendimento de retina, e transferirá todo seu trabalho de governo para sua residência privada.

O médico Panayotis Zeodosiadis, que o tratou, receitou ao novo primeiro-ministro grego oito dias de repouso, mas de acordo com o portal "In.gr" isso não impedirá que Samaras trabalhe de sua casa em Atenas.

Desta forma, o primeiro-ministro manterá todas as reuniões com sua equipe em seu domicílio, e durante a cúpula europeia desta semana manterá contato telefônico com os líderes europeus.

Hoje, ele conversará com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e provavelmente também falará com os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

De acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, foi realizada nesta manhã, no próprio hospital, uma reunião preparatória para a cúpula europeia.

ESPANHA

Segundo uma fonte citada pela rádio "Real FM", o governo do país acredita que a crise na Espanha "poderia ofuscar" a situação da Grécia, por isso o gabinete do primeiro-ministro terá muito cuidado para elaborar a estratégia para renegociar os termos do último plano de ajuda para a nação.

Em entrevista à rádio "To Vima", o porta-voz do governo, Simos Kedikoglu, explicou que a visita da troika para a Grécia, prevista para hoje mas suspensa devido à internação de Samaras, "ainda não está decidida", mas deu a entender que ela poderá ocorrer no início da semana que vem.

A imprensa grega considera certo o adiamento do debate de posse parlamentar do novo governo, inicialmente previsto para esta semana mas que deve ocorrer também na semana que vem.

O novo Parlamento será constituído nesta quinta-feira, e segundo fontes da assembleia consultadas pela agência Efe a data do debate de posse "ainda não foi estabelecida".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página