Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2012 - 19h03

Moody's reduz nota da dívida de 28 bancos espanhóis

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM NOVA YORK
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A agência de classificação financeira Moody's reduziu nesta segunda-feira a nota da dívida de 28 bancos espanhóis e dois emissores de crédito, após a decisão da Espanha de oficializar seu pedido de "ajuda financeira" à Europa para suas instituições financeiras.

"A Moody's reduziu hoje de um a quatro níveis a nota da dívida de longo prazo e o rating de depósitos de 28 bancos espanhóis e dois emissores de crédito", disse a agência de classificação em um comunicado.

A Espanha deve negociar a partir desta segunda-feira com a zona do euro os termos do empréstimo a seus bancos, ou seja, os prazos de vencimento, de devolução e as taxas de juros que devem ser pagas, disse o ministro de Assuntos Exteriores, José Manuel García-Margallo, em Luxemburgo.

O país formalizou seu pedido de ajuda à zona do euro para seu setor bancário em uma carta publicada nesta segunda-feira, uma semana depois de receber um relatório de duas auditorias no qual elas descrevem que o setor bancário, asfixiado desde o estouro da bolha imobiliária em 2008, necessitará de até € 62 bilhões (cerca de US$ 77 bilhões) para sanear-se.

Nem o montante pedido nem as modalidades de empréstimo foram ainda definidas. O objetivo é afinar as condições deste crédito antes de 9 de julho, data da próxima reunião do Eurogrupo (os ministros das Finanças do bloco).

A ajuda deveria ser aportada primeiro pelo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e depois por seu sucessor, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), que deverá entrar em vigor no início de julho, e será feito através do Fundo para reestruturação do setor bancário, pelo qual será computado como dívida pública.

Com o empréstimo, a Espanha se tornará o quarto país da zona do euro a ser beneficiado por uma ajuda europeia, depois de Grécia, Irlanda e Portugal.

O auxílio está limitado ao setor bancário espanhol, muito fragilizado após a explosão da bolha imobiliária de 2008.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página