Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2012 - 22h00

Entrada da Venezuela no Mercosul cumpre tratados, diz Argentina

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BUENOS AIRES

O Ministério das Relações Exteriores argentino afirmou nesta segunda-feira que a Venezuela "é o novo Estado do Mercosul" e assegurou que a decisão cumpre "rigorosamente" os tratados do bloco, em um comunicado divulgado depois das críticas do chanceler uruguaio, Luis Almagro.

Não fizemos pressão sobre nenhum país, diz Marco Aurélio Garcia
Aliados de Lugo elogiam entrada da Venezuela no Mercosul
Enquete: Você concorda com a entrada da Venezuela no bloco?
Para leitora, Brasil é irmão grande e prepotente na América Latina

"A Venezuela é o novo Estado do Mercosul", disse a nota, acrescentando que "a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul foi uma decisão unânime dos presidentes de Argentina, Brasil e Uruguai durante a Cúpula de Mendoza."

"Depois de uma reunião de Dilma Rousseff, Cristina Fernandez de Kirchner e José Mujica, onde ouviram as posições de seus ministros de Relações Exteriores e de assessores jurídicos dos governos de Brasil e Argentina, os presidentes decidiram pela entrada da República Bolivariana da Venezuela em um reunião privada", destacou.

Horas antes do comunicado ser divulgado, o chanceler uruguaio disse no rádio que o seu país era contra a entrada da Venezuela no Mercosul "nestas circunstâncias", e disse que ainda não havia uma palavra final sobre esta decisão, cuja legalidade questionou.

Argentina, Brasil e Uruguai aprovaram a entrada da Venezuela como membro pleno após a suspensão do Paraguai, cujo Congresso travava a incorporação do país caribenho ao bloco.

Sobre as alegações de ilegalidade, a declaração assinala que "a análise dos assessores legais presentes também foi unânime de que a entrada da Venezuela cumpre estritamente com os tratados do Mercosul e as leis nacionais dos países-membros".

"A resolução que aprova a entrada foi consensual entre os chanceleres dos três países e os assessores jurídicos, e aprovada pelos presidentes", insiste a nota, confirmando que a cerimônia de entrada da Venezuela será realizada no próximo 31 de julho na cidade Rio de Janeiro.

O Mercosul suspendeu o Paraguai na sexta-feira até a realização das eleições previstas para abril de 2013, após um julgamento político questionável que derrubou o presidente Fernando Lugo e levou à presidência Federico Franco, seu vice-presidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página