Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2012 - 20h36

Ahmadinejad pede ao presidente do Egito volta das relações diplomáticas

Publicidade

DA REUTERS, NO CAIRO

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu nesta quarta-feira a retomada das relações diplomáticas com o Egito, em telefonema ao novo mandatário do país, Mohammed Mursi. A informação é da agência de notícias oficial egípcia Mena.

A ligação é o primeiro contato com os dois líderes desde a posse de Mursi como presidente egípcio, no último sábado (30). Os persas e os egípcios não possuem relações diplomáticas desde o início do regime de Hosni Mubarak, em 1980.

Ahmadinejad convidou Mursi a participar de uma cúpula do Movimento dos Países Não Alinhados programada para acontecer em Teerã em 29 de agosto, afirmou a agência de notícias, citando o porta-voz de Mursi. No entanto, não há informações se ele aceitou.

As relações entre Cairo e Teerã foram suspensas em 1980, após a Revolução Islâmica de 1979 e o início do regime dos aiatolás e o reconhecimento do Estado de Israel pelos egípcios.

Na semana passada, a agência iraniana Fars revelou que fez uma entrevista com o novo presidente egípcio, em que manifestou o interesse em retomar os laços entre os dois países. No entanto, Mursi desmentiu a informação, dizendo que a entrevista nunca aconteceu e ameaçando processar o meio de comunicação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página