Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2012 - 19h27

Obama e Romney mantêm empate técnico nos EUA, dizem pesquisas

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o candidato republicano Mitt Romney mantêm o empate técnico nas intenções de voto para as eleições presidenciais no país, de acordo com pesquisa do instituto Ipsos divulgada pela agência de notícias Reuters nesta terça-feira.

Segundo a sondagem, Obama lidera com 49% dos votos, contra 43% de Romney. Como a margem de erro do estudo é de três pontos percentuais para mais ou menos, os candidatos estão no limite do empate técnico. No mês passado, a diferença dos dois candidatos era de um ponto percentual.

De acordo com o instituto, a melhora no desempenho de Obama foi estimulada pelo aumento no otimismo em relação ao futuro, com uma queda de cinco pontos no número de norte-americanos que acreditam que o país está no caminho errado, para 58%.

A aprovação de Obama subiu um ponto percentual, para 48%, e o número de norte-americanos que desaprovam o trabalho do presidente caiu 3 pontos, para 47%. O Ipsos consultou 1.154 adultos, incluindo 885 eleitores registrados entre 5 e 9 de julho.

No período entre uma pesquisa e outra, houve a aprovação da Suprema Corte americana ao programa de saúde proposto pelo presidente democrata e aumento do preço dos combustíveis com a chegada da temporada de férias.

NBC/WASHINGTON POST

Mais cedo, o jornal "Washington Post" e a emissora de televisão NBC divulgaram uma pesquisa em que os dois candidatos também aparecem empatados tecnicamente. A pesquisa aponta que os dois candidatos têm uma intenção de voto de 47%, de acordo com entrevistas feitas com 1.033 pessoas habilitadas para votar.

As porcentagens indicadas na pesquisa não se modificaram desde a anterior, realizada há um mês. Obama continua tendo como ponto fraco a crise econômica: 54% dos entrevistados desaprova o modo com que conduz a economia.

No entanto, 50% das pessoas afirmam que Obama compreende melhor que seu adversário os problemas econômicos dos Estados Unidos, contra 40% que pensam a mesma coisa de Mitt Romney.

Mas Obama tem outro motivo de esperança: 58% dos entrevistados diz estar convencido de que o atual presidente obterá em novembro um segundo mandato, contra 34% para Romney.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página