Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2012 - 16h26

Chávez abre 15 pontos para Capriles na Venezuela, diz pesquisa

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM CARACAS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mantém vantagem de 15 pontos para seu adversário, Henrique Capriles, nas intenções de voto para a eleição presidencial de outubro, segundo pesquisa do instituto Datanálisis divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com a sondagem, o atual mandatário tem 46,1%, contra 30,8% do adversário opositor. O número de indecisos é de 23%. A pesquisa foi feita com 1.300 venezuelanos aptos para votação entre 14 e 23 de junho, dias após a inscrição dos candidatos no Conselho Nacional Eleitoral.

Em relação ao levantamento anterior do instituto, feito em maio, houve uma redução da vantagem do presidente de 17 para 15 pontos, enquanto o número de indecisos caiu de 29 para 23% do eleitorado.

O Datanálisis avalia o número alto de eleitores que não sabem em quem vão votar ao anúncio demorado da candidatura de Chávez ao quarto mandato, devido ao tratamento contra um câncer na região pélvica. A doença fez o presidente viajar diversas vezes a Cuba para cirurgia e sessões de radioterapia.

As pesquisas de opinião na Venezuela mostram o atual presidente na liderança, mas com vantagens oscilantes. Desde junho, os levantamentos apontam diferenças desde o empate técnico até 35 pontos de vantagem, dependendo do enfoque.

A liderança mais elástica de Chávez é revelada por pesquisa da GIS XXI, que pertence ao ex-ministro Jesse Chacón, com 35 pontos, enquanto o empate técnico é evidenciado por sondagem da Consultores 21, instituto independente, mas que mantém relações com oposicionistas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página