Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2012 - 11h08

Putin promete apoio a plano de paz de Annan

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O presidente russo Vladimir Putin afirmou ao enviado especial da ONU e da Liga Árabe Kofi Annan, em sua visita à Rússia nesta terça-feira, que fará tudo que puder para ajudar na implementação do plano de paz na Síria.

"Faremos tudo que depender de nós para ajudar seus esforços", afirmou Putin a Annan no início de sua reunião no Kremlin.

"Desde o início, desde os primeiros passos, apoiamos e continuamos apoiando seus esforços a fim de restaurar a paz", acrescentou Putin.

Sergei Karpukhin/Reuters
O presidente russo Vladimir Putin (à direita) se encontra com o enviado especial da ONU, Kofi Annan, em Moscou
O presidente russo Vladimir Putin (à direita) se encontra com o enviado especial da ONU, Kofi Annan, no Kremlim, em Moscou

"A crise síria está num momento crítico", afirmou Annan antes do encontro fechado para a imprensa.

Na véspera, antes de se encontrar com Annan, o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, ressaltou que "não é realista" esperar que seu país possa convencer o presidente sírio Bashar Assad a deixar o poder, como afirmam as potências ocidentais.

O presidente Assad "não partirá, não porque o apoiemos, mas simplesmente porque uma parte significativa da população da Síria o apoia", acrescentou.

Lavrov também acusou as potências ocidentais de exercerem "uma chantagem" para obrigar Moscou a aceitar as sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o regime de Damasco, ameaçando, caso contrário, se recusar "a prolongar o mandato da missão de observadores" na Síria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página