Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2012 - 09h02

Irã, em resposta a Israel, diz que condena qualquer ato terrorista

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O Irã condena energicamente qualquer ato terrorista, declarou, nesta quinta-feira, o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, se referindo ao atentado suicida contra turistas israelenses que na quarta deixou sete mortos, incluindo cinco israelenses, na Bulgária. A informação é da rede de televisão iraniana em língua árabe Al Alam.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, na quarta havia culpado o Irã pelo atentado dizendo ainda que Israel iria reagir.

"Todos os sinais indicam o Irã. Nos últimos meses vimos tentativas iranianas de atacar israelenses na Tailândia, Índia, Geórgia, Quênia, em Chipre e em outros lugares. Este é um ataque terrorista do Irã e Israel irá reagir fortemente", disse Netanyahu.

Caren Firouz 29.jun.2012/Reuters
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, disse que o Irã é contra o terrorismo
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, disse que o Irã é contra o terrorismo

"A República Islâmica do Irã, que é a maior vítima do terrorismo, considera que colocar em perigo a vida de inocentes é (...) um ato desumano e o condena energicamente", declarou Mehmanparast. "A posição do Irã é condenar qualquer ato terrorista no mundo", acrescentou.

"O regime sionista, que é responsável por atos terroristas organizados no Líbano, na Palestina e contra cientistas nucleares iranianos (...) está pronto para lançar acusações sem fundamento contra outros países para encobrir sua natureza terrorista", acusou o porta-voz.

SOLIDARIEDADE

Na quarta, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou "energicamente" o atentado na Bulgária, assim como o presidente americano, Barack Obama.

"Os Estados Unidos apoiarão seus aliados e oferecerão a assistência necessária para identificar e levar à Justiça os responsáveis por esse ataque", disse Obama em um comunicado, no qual chamou atentado de "ultrajante".

O Brasil também expressou seu repúdio ao atentado. Em breve comunicado, o Itamaraty manifestou seu pesar e solidariedade às vítimas e condenou todos os tipos de ações terroristas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página