Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2012 - 23h10

Polícia confirma que armas de atirador do Colorado são legais

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia de Aurora, no Estado do Colorado, confirmou que foram compradas legalmente as armas e a munição usada pelo atirador que deixou 12 mortos e 58 feridos em um cinema da cidade, na madrugada desta sexta-feira. O estudante James Holmes, 24, é o principal suspeito e foi preso logo após a ação.

Polícia faz proteção de família de suspeito de tiroteio em cinema
Rede de cinemas proíbe armas falsas e fantasias após tiroteio nos EUA
Atirador do Colorado disse que era "Coringa" em tiroteio, diz polícia
Vídeo mostra pessoas correndo após tragédia no cinema
Veja outros casos de tiroteios nos EUA

O chefe de polícia da cidade, Dan Oates, confirmou em entrevista coletiva que as quatro armas --um fuzil AR-15, uma escopeta calibre 12 e duas pistolas calibre .40-- froam compradas em lojas de armas da região de Denver, onde fica Aurora, nos últimos dois meses. O atirador também adquiriu 6.000 balas de munição.

O oficial também deu a nova estimativa de mortos e feridos no ato, ocorrido na estreia de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge". A polícia afirma que 70 pessoas foram atingidas pelos disparos, sendo 12 mortos e 58 feridos. Dos 30 pacientes que ainda estão internados, 11 continuam em estado grave.

Oates confirmou que o apartamento onde Holmes morava, em um prédio de apartamentos a seis quilômetros do shopping onde ocorreu a chacina, continha diversos explosivos, além de circuitos armados. De acordo com o agente, o suspeito armou uma rede que seria detonada após a chegada dos policiais.

Devido à periculosidade das armas, foram esvaziados cinco prédios próximos ao apartamento do suposto atirador. Mais cedo, fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters afirmaram que vai ser necessário o uso de um robô para detonar os dispositivos com segurança, em uma explosão controlada.

Outra fonte policial disse que, além de preparar as armadilhas explosivas, Holmes parece ter montado um equipamento de som com temporizador no apartamento. Durante a noite, uma música começou a tocar em alto volume.

"Foi (uma música) alta obviamente para criar um chamado (à polícia) de perturbação por barulho. As pessoas entrariam e potencialmente (ativariam) esses explosivos", disse a fonte.

TIROTEIO

O tiroteio aconteceu em um shopping de Aurora, na região de Denver, no Estado do Colorado, na sessão de estreia do filme, à 0h local (3h em Brasília).

A polícia do Colorado diz que Holmes estava vestido com uma roupa protetora e detonou dois explosivos antes de disparar com um fuzil AR-15, uma escopeta calibre 12 e pelo menos duas pistolas. Os agentes acreditam que o crime foi premeditado.

Membro da comissão de polícia de Nova York, Ray Kelly disse que "era claramente um indivíduo transtornado". "Ele tinha o cabelo pintado de vermelho, disse que era o Coringa, obviamente o inimigo do Batman".

ATAQUE

O ataque teve início durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa.

"Nós continuamos a assistir o filme por um momento", disse à ABC uma testemunha, identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".

As pessoas começaram a correr em direção a saída do cinema enquanto os policiais chegavam ao local e mandavam todos se abaixar, segundo uma outra testemunha, Banjamin Fernandez, de 30 anos, citado pelo Denver Post.

A presença de muitos fãs fantasiados pode ter facilitado a fuga do atirador para o estacionamento em meio à confusão, e algumas informações indicam que ele também utilizava uma máscara de gás.

Muitos cinemas do país organizaram sessões especiais às 0h desta sexta-feira para a estreia do filme, que deve arrecadar milhões de dólares em receitas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página