Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2012 - 07h00

'Ficamos quietinhos empilhados no chão', diz sobrevivente do Colorado

Publicidade

RAUL JUSTE LORES
ENVIADO ESPECIAL A AURORA (COLORADO)

"Parecia uma pegadinha, um maluco interrompendo o Batman e atirando uma latinha de refrigerante", lembra Brandon Axelrod, 30, que estava na sala 9 do multiplex Century 16, do Cinemark da pequena Aurora.

Massacre em cinema reabre debate sobre controle de armas nos EUA
Opinião:Alienação social faz dos EUA terreno fértil para chacinas
Atirador do Colorado disse que era "Coringa" em tiroteio, diz polícia
Vídeo mostra pessoas correndo após tragédia no cinema
Veja outros casos de tiroteios nos EUA

A latinha era algo parecido com gás lacrimogêneo. O atirador deu disparos para o alto, antes de usar o rifle com várias cartelas de munição.

Na tela, uma cena com disparos espelhava a macabra tragédia. Nas salas vizinhas, onde o filme também era exibido, espectadores estranhavam o alto volume dos tiros.

Axelrod recebeu alta na manhã de ontem, com poucos ferimentos após se atirar no chão no início do tiroteio.

Em uma entrevista coletiva improvisada no hospital, ele contou que com a escuridão e o filme já começado, ele demorou alguns instantes para entender o que acontecia.

"Meu amigo Josh se levantou e praticamente me jogou ao chão e eu puxei a minha mulher. Ficamos empilhados no chão, no escuro." O amigo, Joshua Nowlan, 32, levou um tiro no braço e na perna.

"Quem ficou em pé e saiu correndo, foi atingido. Nós ficamos ali quietinhos alguns minutos. Ao levantarmos, tinha gente ensanguentada por todos os lados. Crianças vestidas de Batman se arrastavam pelo chão."

Brandon tinha 16 anos quando um massacre similar aconteceu no colégio Columbine, na vizinha cidade de Littleton. Por conta daquela tragédia, Brandon recebeu cursos ainda no colégio sobre como reagir a eventos parecidos. "Acho que usei o que aprendi, ficando calmo, sem sair correndo".

Axelrod jamais viu o atirador. "Só evitei olhar pra ele. Se eu conseguisse olhar para ele, ele olharia para mim e atiraria".

VíTIMAS

Na tarde de ontem foram divulgados os nomes das 12 vítimas do massacre. A mais jovem, Veronica, 6, estava com a mãe, Ashley Moser, no cinema. Ashley está na UTI do Medical Center de Aurora e ainda não tinha sido comunicada da morte da filha.

O sargento da Força Aérea, Jesse Childress, 29, e o marinheiro recém-alistado John T. Larimer, 27, também morreram no cinema.

A primeira vítima a ser conhecida, a jornalista Jessica Gahwi, 24, tinha mudado há um ano para trabalhar em uma radio local. Ela tinha sobrevivido a uma chacina parecida em um shopping de Toronto, no mês passado.

Segundo as agências de notícias, seu noivo, o soldado Matt McQuinn, 27, morreu tentando protegê-la. Sua morte é a única pendente de confirmação definitiva.

Na lista está ainda o barman Alex Sullivan, 27, que comemorava seu aniversário, além de Alexander Boik, 18, Jonathan Blunk, 26, Rebecca Ann Wingo, 32, Gordon Cowden, 51, Micayala Medek, 23, e Alexander Teves, 24. (rjl)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página