Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2012 - 09h35

Papa pede fim da violência na Síria e no Iraque

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O papa Bento 16 lançou neste domingo um apelo pelo fim imediato do derramamento de sangue na Síria, pedindo à comunidade internacional que faça tudo para ajudar a solucionar o conflito.

"Eu continuo a acompanhar com preocupação os eventos trágicos e violentos crescentes na Síria com a triste sucessão de mortos e feridos", declarou o papa, após a oração dominical do Angelus em sua residência de verão no Castel Gandolfo, próximo a Roma.

Samantha Zucchi 16.07.2012/Efe
Papa Bento 16 saúda fiéis em missa dominical no palácio apostólico de Castel Gandolfo, sua residência de verão
Papa Bento 16 saúda fiéis em missa dominical no palácio apostólico de Castel Gandolfo, sua residência de verão

"Eu renovo um apelo urgente pelo fim de toda a violência e do derramamento de sangue", disse, recomendando "que nenhum esforço seja poupado, em particular, por parte da comunidade internacional para chegar uma solução política justa para o conflito".

O sumo pontífice acrescentou que seus pensamentos estão, em particular, com "o número elevado de pessoas deslocadas e de refugiados nos países vizinhos", e pediu que sejam garantidas a eles "a ajuda e a assistência humanitária necessárias".

Em sua homilia pronunciada de uma sacada em Castel Gandolfo, Bento 16 também se disse alarmado com a retomada da violência no Iraque e rezou para que a situação se estabilize nesse país.

"Meus pensamentos também vão para a querida nação do Iraque, que foi atingida por vários e severos ataques que deixaram muitos mortos e feridos", declarou o Papa.

"Que esse grande país possa encontrar o caminho da estabilidade, da reconciliação e da paz", acrescentou.

Na segunda-feira, 113 pessoas foram mortas e mais de 250 ficaram feridas na maior explosão de violência no Iraque em mais de dois anos e meio, depois de a Al-Qaeda ter advertido que tentará retomar terreno nesse país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página