Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2012 - 11h30

Obama tem vantagem sobre Romney em três Estados-chave dos EUA

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA REUTERS, EM WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, possui vantagem sobre o candidato republicano Mitt Romney em três Estados chave para a eleição presidencial no país, em 6 de novembro, de acordo com pesquisa da Universidade Quinnipiac, divulgada pelo jornal "New York Times" e a rede de televisão CBS News.

Em Ohio e na Flórida, o democrata, que busca a reeleição, possui seis pontos de vantagem sobre o adversário. No primeiro, Obama tem 50%, contra 44% de Romney, enquanto no segundo os dois aparecem com 51% e 45%, respectivamente.

Na Pensilvânia, a diferença entre os dois é maior, chegando a 11 pontos, com 53% do presidente democrata, ante 42% do rival republicano, que foi ex-governador de Massachusetts. Em todos os três Estados, Obama venceu na eleição de 2008.

A maioria dos eleitores consultados também se mostram favoráveis ao atual presidente, sendo que pelo menos 50% expressaram opinião favorável. Em relação a Romney, a avaliação positiva é de 40%.

A pesquisa foi feita com entrevistas por telefone com cerca de 3.538 eleitores nos três Estados, entre 24 e 30 de julho. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou menos.

ELEITORES

O comportamento das pesquisas nos três Estados é diferente do observado nas sondagens nacionais, em que os candidatos aparecem empatados. Uma das maiores preocupações dos americanos, a economia, também é vista de forma diferente pelos moradores de Ohio, Flórida e Pensilvânia.

Para um terço dos entrevistados, a política usada por cada um dos candidatos para lidar com a crise econômica não faria diferença em sua situação financeira pessoal.

Os votantes de Ohio possuem as visões mais otimistas, sendo que para 33% a economia está melhorando. A taxa de emprego do Estado é uma das menores do país, 7,2% em junho, e é um dos três Estados que está abaixo dos 8,2% do levantamento nacional.

Segundo os analistas do instituto, outro ponto que pesou na decisão dos eleitores foi a exibição de campanhas contra o passado empresarial de Romney, especialmente em Ohio e na Flórida. Nas regiões, os democratas fizeram anúncio mostrando o sucesso da firma Bain Capital, onde o republicano trabalhou na década de 1990.

Para os republicanos, o Estado mais importante dos três é a Pensilvânia, onde estão concentrados os esforços para conseguir a maioria. Os eleitores locais escolhem os democratas há 20 anos e qualquer sinal de diminuição nesta vantagem pode ser um problema para Obama.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página